sábado, 14 de julho de 2012

TODAS AS GALAS PARA O EXÉRCITO


Quarta-feira, 11 de julho de 2012

BLOG DO FLÁVIO PEREIRA

Na opinião do colunista, as obras militares no Aeroporto de Guarulhos já concluidas, não tiveram a divulgação adequada em todo o país,especialmente diante das peculiaridades ali verificadas. Executadas pelo denominado "Destacamento Guarulhos" que não concluíu a maior parte das obras antes do prazo, mas as realizou com menos recursos do que os previstos em orçamento – cerca de 35% a menos, o que representou uma economia para os cofres públicos de R$ 150 milhões. 

As obras em questão são duas: a reforma da pista principal de 3.700 m por 45 m de largura, que já foi concluída e entregue em dezembro (antes do prazo); e a terraplenagem e preparação do pátio de aeronaves do futuro Terminal Três do Aeroporto, numa área de 300 mil m2. 

A obra do pátio deverá ficar pronta até o início do próximo ano, com seis meses de antecedência, segundo o coronel Carlos Alberto Maciel Teixeira, comandante da equipe militar (hoje,com 80 pessoas) que coordena a operação, em conjunto com empreiteiras civis. As duas obras estavam orçadas, inicialmente, em R$ 430 milhões; ao final, deverão custar cerca de R$ 280 milhões.

A NOTÍCIA

FOLHA.COM. 21/04/2012 - 10h02

Exército corre com obra no aeroporto de Guarulhos

DIMMI AMORA
Um ano após iniciada, 63% da obra de terraplenagem do pátio do terminal de passageiros 3 do aeroporto de Guarulhos (SP) já foi concluída, o dobro do previsto para o período pelo cronograma. Iniciada em maio de 2011, a obra é tocada pelo Exército.

"Se tudo correr bem, vamos entregar antes do prazo do convênio com a Infraero, que é dezembro de 2013", diz o general Joaquim Brandão, comandante do DEC (Departamento de Engenharia e Construção do Exército).

A Infraero prevê a conclusão das obras para setembro deste ano. Se isso ocorrer, o consórcio vencedor da concessão de Guarulhos ganhará mais tempo para realizar a etapa de concretagem do pátio. Essa obra era tida no mercado como um grande desafio para ter o terminal funcionando até a Copa de 2014, como previsto no contrato.

Moacyr Lopes Junior/Folhapress

Soldados trabalham na terraplanagem do terceiro terminal de passageiros do aeroporto de Guarulhos


O comandante do DEC prefere cautela. Segundo Brandão, o projeto entrou numa etapa complexa, que só pode ser executada sem chuva.

No mês passado, foi encerrada a colocação da camada de pedra sobre a área de 310 mil metros quadrados que vai servir de pátio de manobra para os aviões. Agora, as empresas contratadas começaram a aplicar 397 mil metros cúbicos de terra para preparar a camada necessária para iniciar a concretagem.

INTERRUPÇÃO

Nessa camada, é preciso testar cada trecho terraplenado em laboratório para saber se ele atende às especificações. O trabalho tem de ser interrompido se chover.

Além da concretagem do pátio, o consórcio vencedor, liderado pela Invepar (empresa da Construtora OAS com fundos de pensão de bancos públicos), terá de construir o novo terminal de passageiros. Segundo o Brandão, a obra coordenada pelos militares foi planejada para não atrapalhar a do terminal.

O Exército ainda comemora a obra ter custado 30% menos que o projetado. Segundo Brandão, a licitação foi feita em dois pregões diferentes, um para o fornecimento de pedras e outro para os serviços de terraplenagem, este dividido em dois lotes.

A concorrência fez com que o preço caísse de R$ 417 milhões para R$ 290 milhões, segundo o Exército.

Nenhum comentário:

Postar um comentário